Bibliographies: 'Descolagem ortodôntica' – Grafiati (2024)

  • Bibliography
  • Subscribe
  • News
  • Referencing guides Blog Automated transliteration Relevant bibliographies by topics

Log in

Українська Français Italiano Español Polski Português Deutsch

We are proudly a Ukrainian website. Our country was attacked by Russian Armed Forces on Feb. 24, 2022.
You can support the Ukrainian Army by following the link: https://u24.gov.ua/. Even the smallest donation is hugely appreciated!

Relevant bibliographies by topics / Descolagem ortodôntica

Author: Grafiati

Published: 4 June 2021

Last updated: 18 February 2022

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Contents

  • Journal articles
  • Dissertations / Theses

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Descolagem ortodôntica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Descolagem ortodôntica"

1

Mattos, André Moreira, and Jonas Capelli Júnior. "Avaliação da superfície da porcelana após a descolagem de braquetes ortodônticos." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 11, no.5 (October 2006): 151–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192006000500016.

Full text

Abstract:

OBJETIVO: o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tempo de condicionamento ácido em superfície de porcelana e o estado desta após a descolagem de braquetes ortodônticos. METODOLOGIA: foram utilizadas 20 amostras de porcelana feldspática para esmalte (Duceram-LFC) divididas em 2 grupos de acordo com o tempo de condicionamento com ácido fluorídico 10% (15 segundos e 1 minuto). Após o ataque ácido, foi aplicado silano (3M Scotchbond), adesivo resinoso (Optibond Solo Plus) e resina (Fill Magic) nestas superfícies. A descolagem foi realizada através de força de cisalhamento numa máquina universal de ensaios (DL 500 - EMIC) calibrada com velocidade fixa de 0,5mm/minuto. O índice do adesivo remanescente (ARI) nas superfícies cerâmicas e o estado destas após a remoção dos braquetes foram avaliados através de fotos digitais. RESULTADOS: no grupo 15 segundos, a força de adesão média foi de 3,63MPa, significantemente inferior à do grupo 1 minuto, que foi de 7,18MPa (p<0,0001). Todos os modos de fratura durante a descolagem foram coesivos dentro da camada de resina composta (70%) ou adesivos entre o braquete e a resina (30%). Com relação à análise do ARI, o teste do Qui-quadrado não revelou diferença estatisticamente significante entre os grupos. CONCLUSÃO: o condicionamento com ácido fluorídrico a 10% por 1 minuto, seguido da aplicação de silano, adesivo e resina foi considerado o melhor método de preparo da porcelana previamente à colagem ortodôntica.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Vergetti de Siqueira Melo, Edglei, Marcos Vinícius de Vasconcelos Feitosa Borges, Laís Regina de Oliveira Cavalcanti, Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, and Aleska Dias Vanderlei. "Influência do tratamento de superfície dos braquetes estéticos na resistência de união à resina ortodôntica." Diversitas Journal 4, no.2 (June4, 2019): 631–45. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.767.

Full text

Abstract:

A ortodontia é responsável pelo tratamento das más-oclusões e mau posicionamento dentário. Para ser eficaz depende de um sistema adesivo de qualidade na colagem da aparatologia ortodôntica fixa. A descolagem destes braquetes é a etapa mais preocupante para os ortodontistas. O ensaio de cisalhamento é um teste mecânico utilizado para avaliação de resistência entre materiais diferentes, ele se aproximaria da condição de distribuição de forças durante a mastigação. Avaliar a influência do tratamento de superfície dos braquetes na resistência de união à resina ortodôntica, comparar resistência de união entre os braquetes metálicos, de cerâmica e o cerâmico utilizando o agente de união, o silano. Foram confeccionados 30 (trinta) corpos de prova (CP), divididos em: G1, resina Concise + braquete metálico; G2, resina Concise + braquete cerâmico; G3, resina concise + silano + braquete cerâmico. As amostras foram submetidas ao teste de cisalhamneto através de uma máquina de ensaio universal (EMIC DL 1000). Os dados foram submetidos ao teste de lilifors para análise de normalidade análise de variância ANOVA. G1(12,42 + 3,03); G2 9,39 + 4,42; G3 15,51 + 3,03). O agente de união, silano, aumenta a resistência de cisalhamento quando utilizado nos braquetes cerâmicos colados em superfície de resina ortodôntica.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

3

Pignatta, Lilian Maria Brisque, Isabel Cristina Prado Torres Lugato, Francisco Antonio Bertoz, and Eduardo César Almada Santos. "Avaliação do Índice de Remanescente Adesivo utilizando braquetes com e sem tratamento na base e a interação com três sistemas de colagem." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 14, no.1 (February 2009): 117–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192009000100011.

Full text

Abstract:

OBJETIVO: avaliar o Índice de Remanescente Adesivo (IRA) em dentes bovinos após a descolagem de braquetes com e sem tratamento na base. METODOLOGIA: foram utilizados três sistemas de colagem ortodôntica para os dois padrões de base. Os dentes bovinos foram divididos em seis grupos de 40, de acordo com a base do braquete e o sistema de colagem. Vinte e quatro horas após a colagem foram realizados os testes de compressão em uma máquina de ensaios. A avaliação do IRA foi realizada em um estereomicroscópio por três examinadores calibrados. Foi utilizado o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, seguido do método de Dunn, para fazer as comparações múltiplas entre todos os grupos. RESULTADOS E CONCLUSÕES: observou-se que o tratamento das bases dos braquetes com óxido de alumínio não foi determinante para o aumento da adesividade entre o braquete e o adesivo. O grupo em que se utilizou braquetes com tratamento na base e adesivo TXT (3M-Unitek) + Transbond Plus SEP (3M-Unitek) apresentou a maior parte das fraturas na interface dente-adesivo (escore 4).

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

4

Costa, Pedro Augusto, Ana Cláudia de Castro Ferreira Conti, Renata Rodrigues de Almeida-Pedrin, Graziela Hernandes Volpato, Victor Miranda Ladewig, Victor França Didier, and Danilo Pinelli Valarelli. "Influência da comunicação por meio de mensagens de texto na colaboração de pacientes jovens nas fases iniciais do tratamento ortodôntico." Research, Society and Development 9, no.10 (October10, 2020): e6009108844. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8844.

Full text

Abstract:

Objetivo: Avaliar a influência do envio de mensagens de texto via aplicativo de comunicação na colaboração de pacientes jovens com o tratamento ortodôntico. Uma amostra composta por 54 pacientes jovens em tratamento ortodôntico com média de idade de 14,7 anos, foi dividida em dois grupos de 27 pacientes sendo um grupo experimental (15,11 anos de idade +-2,69 anos) e outro controle (15,44 anos de idade +-2,69 anos). Mensagens semanais foram enviadas via aplicativo de comunicação WhatsApp, durante quatro meses, diretamente aos celulares dos pacientes do grupo experimental, incentivando-os a evitar descolagens de braquetes e tubos na fase inicial do tratamento ortodôntico. Ao final dos quatro meses, os grupos foram comparados quanto ao número de descolagens. Para comparação do número de pacientes que descolaram algum tubo ou braquete foi utilizado o teste exato de Fisher. Para a avaliação quanto ao número de descolagens, foi utilizado o teste do qui-quadrado. Adotou-se nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: Não houve diferença estatística significante entre os grupos, embora o número de descolagens tenha sido maior no grupo controle. Conclusão: o envio de mensagens via aplicativo não foi capaz de influenciar no número de descolagens quando comparados os grupos experimental e controle.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

5

Simplício, Alexandre Henrique de Melo, Ananda Souza Pereira, Mayana Monteiro de Carvalho, Priscila Ferreira Torres, and Marcoeli Silva de Moura. "Fatores associados à descolagem de bráquetes ortodônticos." Orthodontic Science and Practice 13, no.51 (2020): 75–81. http://dx.doi.org/10.24077/2020;1351-7581.

Full text

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

6

Linhares, Layara Maria Vieira, Ilana Nóbrega de Medeiros, Gabryella Muniz Almeida, Paula Lima Nogueira, Maria Vitoria Oliveira Dantas, Julierme Ferreira Rocha, Camila Helena Machado da Costa Figueiredo, et al. "Avaliação do padrão de descolagem de dispositivos ortodônticos fixados com adesivo hidrofílico e hidrofóbico: Uma revisão de literatura." Research, Society and Development 10, no.6 (June10, 2021): e58910616012. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16012.

Full text

Abstract:

Um problema comumente encontrado, tanto pelo o cirurgião quanto pelo ortodontista, durante o tracionamento de dentes inclusos, é a dificuldade em realizar a fixação e manutenção de acessórios ortodônticos no dente, visto que este é geralmente um ambiente úmido devido à presença de fluidos bucais. Sendo assim, o propósito desse estudo foi realizar uma revisão de literatura do tipo narrativa sobre o padrão de descolagem de dispositivos ortodônticos, aderidos ao elemento dentário com sistemas adesivos hidrofílicos e hidrofóbicos. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo, PubMed, Google Scholar e Portal BVS entre os anos de 2008 e 2021 sendo em português, inglês ou espanhol. Foi avaliado o tipo de fratura proveniente de testes mecânicos, que posteriormente foram analisados em microscopia óptica. Depois de aplicados os critérios de inclusão e exclusão, nove artigos foram selecionados, os quais apresentaram um maior percentual de falhas adesivas. Portanto os adesivos pesquisados podem ser utilizados na colagem de bráquetes, tanto em meio úmido como seco, pois possuem força de resistência de união suficiente para ser um adesivo ortodôntico.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

7

Ribeiro, Jorge Luís de Oliveira, Rebeca Barroso Bezerra, Elisângela de Jesus Campos, and Aline Andrade de Freitas. "Avaliação da resistência adesiva e do padrão de descolagem de diferentes sistemas de colagem de braquetes associados à clorexidina." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 13, no.4 (August 2008): 117–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192008000400014.

Full text

Abstract:

OBJETIVOS: o objetivo deste estudo in vitro foi avaliar a resistência adesiva e o padrão de descolagem de diferentes sistemas de colagem de braquetes (Sistema Transbond XT / 3M-Unitek e Sistema Enlight / Ormco) cujos respectivos adesivos foram pré-misturados ao verniz de clorexidina (Cervitec / Ivoclar-Vivadent). METODOLOGIA: a amostra utilizada foi constituída por 60 pré-molares humanos, extraídos por indicações ortodônticas, incluídos em cilindros de PVC e divididos aleatoriamente em quatro grupos: grupo 1 - Sistema Transbond XT conforme prescrito pelo fabricante; grupo 2 - Sistema Transbond XT associado a verniz de clorexidina; grupo 3 - Sistema Enlight conforme prescrito pelo fabricante; grupo 4 - Sistema Enlight associado a verniz de clorexidina. A resistência adesiva foi avaliada pelo teste de cisalhamento na máquina de ensaios universal EMIC (0,5mm/min); o padrão de descolagem foi avaliado, através da lupa estereoscópica STEMI 2000-C / Zeiss (20x), pela observação do Índice de Adesivo Remanescente (IAR) na superfície do esmalte dentário, após a descolagem dos braquetes. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significante (p < 0,05) entre os grupos experimentais (grupos 2 e 4) e os respectivos grupos controles (grupos 1 e 3). CONCLUSÕES: a resistência adesiva e o padrão de descolagem não foram alterados pela associação do verniz de clorexidina aos respectivos adesivos dos sistemas de colagem testados.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

8

Ferreira,A.F., R.V.Caixeta, S.B.Berger, É.M.Faria-Júnior, E.F.Contreras, M.B.Lopes, A.Gonini-Júnior, and R.D.Guiraldo. "Avaliação in vivo da Rugosidade do Esmalte após Remoção de Braquetes Colados com Diferentes Materiais Cimentantes." Journal of Health Sciences 19, no.5 (February23, 2018): 56. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p56.

Full text

Abstract:

O objetivo foi avaliar a rugosidade superficial do esmalte dentário utilizando rugosímetro antes e após polimento com diferentes materiais cimentantes. Quinze pacientes ortodônticos foram selecionados para o estudo e réplicas dos dentes 11 e 21 foram confeccionadas com resina epóxica. Nos dentes de um lado da boca foram colados braquetes com resina composta (Transbond XT [T] n 15). Dentes do outro lado foram colados com cimento de ionômero de vidro modificado por resina (Vitremer [V] n 15). Todos os dentes foram acabados e polidos com discos de óxido de alumínio (Sof-Lex). Na conclusão do tratamento ortodôntico, os braquetes foram removidos e réplicas dentárias após o polimento dos dentes foram obtidas. Três mensurações de rugosidade superficial foram efetuadas, e uma média para cada réplica dental foi calculada. Os dados foram avaliados estatisticamente rugosidade pela análise- medidas repetidas de variância. Após a remoção dos cimentos com os discos de óxido de alumínio, nos dois grupos estudados com diferentes materiais cimentantes, observou-se que a rugosidade média da superfície do esmalte (T – 0,245 V – 0,248) foi significativamente menor quando comparado com a rugosidade superficial do esmalte antes do início do tratamento (T – 0,370 V – 0,372) não houve diferença estatística entre os materiais cimentantes. O sistema de polimento de disco de óxido de alumínio proporcionou menor rugosidade superficial do esmalte comparado à rugosidade antes do início do tratamento, independentemente do material cimentante utilizado.Palavras-chave: Esmalte Dentário. Polimento Dentário. Descolagem Dentária.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

9

Falcão, Camila Belo, Adriano Marques Brito, and Fernando Jorge Mendes Ahid. "Avaliação da influência dos tipos de tratamento superficial da porcelana glazeada na colagem de braquetes ortodônticos." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 14, no.3 (June 2009): 102–6. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192009000300014.

Full text

Abstract:

OBJETIVO: o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tipo de tratamento superficial da porcelana na resistência adesiva da colagem de braquetes ortodônticos e o modo de fratura após a descolagem. METODOLOGIA:foram confeccionados 80 corpos-de-prova de porcelana, divididos em quatro grupos (n = 18) de acordo com os diferentes tratamentos de superfície: (G1) ponta diamantada; (G2) ponta diamantada e silano; (G3) ácido hidrofluorídrico e (G4) ácido hidrofluorídrico e silano. Após o preparo das superfícies, braquetes Edgewise (Morelli) foram colados com resina (Transbond XT, 3M) e submetidos ao teste de cisalhamento. Os resultados foram avaliados estatisticamente pelo teste de Kruskal-Wallis. RESULTADO: o grupo G1 apresentou uma média de resistência de 3,35, o G2 3,97, o G3 2,56 e o G4 3,10. CONCLUSÃO: constatou-se que não houve diferença estatisticamente significativa na resistência adesiva do braquete entre os tipos de tratamentos estudados (p > 0,05) e os modos de fratura ocorreram, em sua grande maioria, na interface braquete/resina. Este estudo indica que todos os tipos de tratamentos apresentados são eficientes para a colagem.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

10

Dalvi,A.C., and A.M.Bolognese. "Interferência dos diferentes glazeamentos na colagem de bráquetes ortodônticos em superfícies cerâmicas." Cerâmica 56, no.338 (June 2010): 188–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000200014.

Full text

Abstract:

Foram avaliadas diferentes formas de glazeamento da superfície de porcelana quanto à resistência ao cisalhamento de bráquetes metálicos colados com diferentes cimentos. Quarenta e dois corpos de prova de metalocerâmica foram confeccionados (2 controles) e divididos em quatro grupos de acordo com o tipo de glazeamento, com camada extra de glaze (G) ou auto-glazeados (AG), e o cimento utilizado, resina fotopolimerizável (r) ou ionômero de vidro resinosos (i), formando os seguintes grupos: Gr, Gi, AGr e AGi com 10 corpos de prova cada grupo. Todas as superfícies dos corpos de prova receberam tratamento com ácido fosfórico 35% por 30 s seguidos de uma camada de silano. Quarenta bráquetes metálicos foram colados. Os corpos de prova foram submetidos a termociclagem e ao teste de resistência ao cisalhamento com uma máquina universal de ensaios mecânicos. Uma amostra de cada grupo após descolagem, remoção da resina e polimento, foi avaliado em microscópio eletrônico de varredura. O índice de fratura coesiva da porcelana foi também avaliado. Os resultados mostram valores acima da média aceitável na literatura para todos os grupos, sendo que o grupo AGr apresentou valor menor (10,38 MPa) e estatisticamente significativo em relação aos demais. A análise no microscópio eletrônico de varredura mostrou que as superfícies, após polimento, não readquirem as características de antes da colagem, apesar de se apresentarem aceitáveis clinicamente. Houve fratura da porcelana em todos os grupos. Conclui-se que é possível se conseguir colagem adequada de bráquetes metálicos em superfícies metalocerâmicas auto-glazeadas e com camada extra de glaze, preservando-o, não necessitando reconhecer previamente a forma de glazeamento.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Descolagem ortodôntica"

1

Junior, Jose Hermenergildo dos Santos. "Avaliação do esmalte dentário antes e após a colagem e descolagem de braquetes ortodônticos." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23151/tde-08042009-114516/.

Full text

Abstract:

O objetivo deste trabalho foi avaliar a quantidade de resina residual após a descolagem de braquetes e a perda e/ou desgaste de esmalte ocorrido durante as fases de: colagem, descolagem e remoção dos remanescentes resinosos, na área do braquete e adjacente. A amostra foi constituída de 150 pré-molares, dividida em dois grupos de acordo com o tipo de material do braquete utilizado: metálico (n=75) e cerâmico (n=75), nas duas primeiras fases do estudo, colagem e descolagem. Os procedimentos de colagem foram realizados de acordo com a International Organization for Standardization (2003), e a descolagem segundo a orientação preconizada pelo fabricante. Na fase de remoção dos remanescentes resinosos foram considerados cinco grupos de acordo com o protocolo de acabamento/polimento e prescrição dos respectivos fabricantes: FF diamantada + Soflex; Pedra Shofu; Dentaurum Carbide; Komet Carbide e Jet Carbide, com auxilio de lupas telescópicas sob a magnificação 3x. A avaliação qualitativa (ARIm e ESI) foi realizada por meio de fotografias digitais (lupa estereoscópica - Olympus SZ61). A avalição quantitativa foi realizada pelo método de medição por Coordenada - Coordinate Measuring Machines (Mitutoyo), mod. Legex CNC 9106 - Perfil de linha. As possíveis diferenças entre os protocolos de acabamento/polimento foram avaliadas pela análise de variância (ANOVA) e pelo teste de comparações múltiplas de Tukey. As quantidades médias de resina residual encontrada na área sob a base do braquete, após acabamento/polimento foram: Diamantada FF + Soflex (10,4 m ±10,5), Pedra Shofu (18,5 m ± 12,1), Dentaurum Carbide (11,2 m ± 11,9), Komet Carbide (9,5 m ± 10,8) e Jet Carbide (22,8 m ± 24,0). E na área adjacente: Diamantada FF + Soflex (14,9 m ± 13,0), Pedra Shofu (22,8 m ±19,5), Dentaurum Carbide (21,4 m ±18,5), Komet Carbide (9,6 m ± 7,7), Jet Carbide (27,8 m ± 24,5). Desta forma, constatou-se que, em geral, os protocolos de acabamento/polimento deixaram maior quantidade de resina residual sobre a área adjacente que na área do braquete, com exceção do protocolo Komet Carbide, que teve desempenho semelhante em ambas as áreas. E as quantidades médias de perda e/ou desgaste do esmalte na área do braquete foram: Diamantada FF + Soflex (-134,9 m ± 56,4), Pedra Shofu ( 39,2 m ± 12,8), Dentaurum Carbide ( 70,5 m ± 27,9), Komet Carbide (-44,8 m ± 14,3) e Jet Carbide ( 68,2 m ± 35,7) na área do braquete, enquanto na área adjacente: Diamantada FF + Soflex (-124,7 m ± 133,1), Pedra Shofu (- 37,9 m ± 25,1), Dentaurum Carbide (- 60,1 m ±32,4), Komet Carbide (-36,6 m ± 19,5) e (Jet Carbide 65,4 m ± 65,0) (Tabela 5.9). Ressalta-se que em ambas as áreas de avaliação, o protocolo (Diamantada FF + Soflex) foi responsável pela maior quantidade de perda e/ou desgaste, diferenciando-se com significância estatística dos demais protocolos. Com base nestes resultados podemos concluir que os protocolos de acabamento/polimento avaliados demonstraram excelente desempenho na remoção dos remanescentes resinosos embora nenhum deles tenha sido capaz de remover totalmente o material de colagem, todos danificaram o esmalte, sendo o protocolo Komet carbide o mais diferenciado.
The objective of this study was to evaluate the quantity of residual resin after removal of brackets and the loss and//or wear-and-tear of enamel occurring during the phases of fixing, detaching and removal of remnant resin in the bracket area and its adjacent. The sample was made up of 150 premolars, divided into two groups in accordance with the type of bracket material used: metal (n=75) and ceramic (n=75), in the two initial phases of study, fixing and removal. Fixing procedures were carried out in accordance with the International Organization for Standardization, (2003), and removal according to orientation advocated by the manufacturer. In the removal of remnant resin phase five groups were considered, all in agreement with the finishing/polishing protocol and prescription of the respective manufacturers: FF diamantada + Soflex; Pedra Shofu; Dentaurum Carbide; Komet Carbide and Jet Carbide, and with the aid of telescopic magnifying glass of three-fold magnification Qualitative evaluation (ARIm and ESI) was done by means of digital photographs(stereoscopic magnifying glass Olympus SZ61). Quantitative evaluation was conducted using the coordinate medication method - Coordinate Measuring Machines (Mitutoyo), mod. Legex CNC 9106 - line profile. Possible differences between finishing/polishing protocols were evaluated via variance analysis (ANOVA), and by Tukey Multiple Comparison test. Median quantities of residual resin found in the region below the base of the bracket, following finishing/polishing were: Diamantada FF + Soflex (10,4 m ±10,5), Pedra Shofu (18,5m ± 12,1), Dentaurum Carbide (11,2 m ± 11,9), Komet Carbide (9,5 m ± 10,8) and Jet Carbide (22,8 m ± 24,0). In this way, it was confirmed that finishing/polishing protocols, in general, left the major part of residual resin below the adjacent area than in the bracket area, with the exception of Komet Carbide protocol, displaying similar performance in both areas Median quantities of loss and/or wearand- tear of enamel in the bracket area were: Diamantada FF + Soflex (-134,9 m ± 56,4), Pedra Shofu ( 39,2 m ± 12,8), Dentaurum Carbide ( 70,5 m ± 27,9), Komet Carbide (-44,8 m ± 14,3) and Jet Carbide ( 68,2 m ± 35,7) in bracket area, while in adjacent area: Diamantada FF + Soflex (-124,7 m ± 133,1), Pedra Shofu (- 37,9 m ± 25,1), Dentaurum Carbide (- 60,1 m ±32,4), Komet Carbide (-36,6 m ± 19,5) and (Jet Carbide 65,4 m ± 65,0) (Table 5.9) Standing out in both areas of evaluation, protocol (Diamantada FF + Soflex) was responsible for the major quantity of loss and /or wear and tear, differentiating itself from the other protocols by significant statistics. Based on these results, we can conclude that the finishing/polishing protocols evaluated, displayed excellent performance in the removal of remnant resin, although none have totally been capable of removing fixing material, and all damaged the enamel, with Komet protocol being the most differentiated.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

2

Cabral, Fátima Gouveia. "Avaliação de diversos métodos para remoção da resina remanescente após descolagem de bráquetes ortodônticos." Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA, 2006. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10559.

Full text

Abstract:

Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-23T17:11:38ZNo. of bitstreams: 1Dissertação - Fatima Cabral.pdf: 3063741 bytes, checksum: 2fef60738a8888a178499680d9647e2d (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-08T12:35:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1Dissertação - Fatima Cabral.pdf: 3063741 bytes, checksum: 2fef60738a8888a178499680d9647e2d (MD5)
Made available in DSpace on 2013-05-08T12:35:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1Dissertação - Fatima Cabral.pdf: 3063741 bytes, checksum: 2fef60738a8888a178499680d9647e2d (MD5) Previous issue date: 2006
O objetivo deste estudo foi avaliar as alterações na superfície do esmalte, decorrentes da utilização de 5 técnicas distintas para a remoção da resina remanescente após a descolagem de bráquetes ortodônticos. Foram analisados 50 pré-molares humanos, extraídos por fins ortodônticos e periodontais, cujas faces vestibulares foram submetidas à análise rugosimétrica de superfície, executada em 3 momentos distintos: 1- inicial; 2- após a colagem, remoção de bráquetes e eliminação da resina remanescente; 3- após o polimento final. Nos grupos 1 e 2, utilizou-se a broca carbide de tungstênio em baixa e alta rotação, respectivamente. Para os grupos 3 e 4, o instrumento empregado foi a broca carbide de tungstênio proposta por Radlanski, também em baixa e alta rotação, respectivamente. Nestes 4 primeiros grupos, o polimento consistiu na utilização de discos de óxido de alumínio de granulação superfina. O grupo 5 foi representado pela associação de alicate removedor de resina e ponta de carboneto de silício em alta rotação, seguidos por polimento com pontas de borracha com grânulos de diamante em baixa rotação. Os resultados demonstraram que, após a remoção da resina, os menores valores de rugosidade superficial foram obtidos com a utilização da broca carbide de tungstênio em baixa rotação (grupo 1) e com as brocas propostas por Radlanski, tanto em baixa (grupo 3) quanto em alta rotação (grupo 4). Já a broca carbide de tungstênio em alta rotação (grupo 2) e o alicate removedor de resina associado às pontas de carboneto de silício e borracha (grupo 5)apresentaram valores de rugosidade média estatisticamente superiores aos demais grupos. Com o polimento, passou a existir diferença estatisticamente significante apenas em relação ao grupo 5, o qual revelou maior rugosidade do que os demais. A avaliação visual foi realizada por 3 examinadores e não detectou diferença estatisticamente significante entre os métodos utilizados. A partir destes dados, concluiu-se que a broca carbide de tungstênio em baixa rotação (grupo 1) e as brocas propostas por Radlanski (grupos 3 e 4) representaram métodos menos agressivos ao esmalte dentário para a remoção da resina remanescente após a descolagem de bráquetes.
Salvador

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

3

Martins, Isabela Parsekian. "Avaliação da descolagem de bráquetes entre as técnicas de colagem direta e indireta /." Araraquara, 2019. http://hdl.handle.net/11449/181676.

Full text

Abstract:

Orientador: Ary dos Santos Pinto
Resumo: Neste estudo investigou-se in vivo a eficácia da técnica de colagem direta comparada a colagem indireta em relação ao número de falhas na colagem que ocorreram durante o tratamento ortodôntico. Foram selecionados cento e vinte pacientes com idades de 13 e 57 anos, de ambos gêneros tratados consecutivamente numa clínica privada nos anos de 2011 a 2017 com aparelho ortodôntico fixo metálico e divididos em dois grupos: grupo A, com 54 indivíduos no qual se realizou a colagem de bráquetes pela técnica direta e o grupo B com 66 indivíduos, no qual se realizou a colagem de bráquetes pela técnica indireta. A comparação estatística entre as duas técnicas de colagem de bráquetes foi baseada no número total de descolagens e no tempo para a primeira descolagem, tendo sido cada paciente observado por 25 meses. Utilizou-se, respectivamente, os testes de Qui-quadrado e de sobrevida de Kaplan-Meier, com a comparação entre as curvas realizada pelo teste de Log-rank. Foi empregado o modelo de regressão de Cox para avaliar a ação conjunta dos fatores de interesse sobre o tempo da primeira descolagem. Adotou-se sempre o nível de significância de 5% para a tomada de decisão. No período de avaliação de 25 meses após a colagem dos bráquetes nos arcos superior e inferior, ocorreu diferença significativa de 1,6% na porcentagem de quedas de bráquetes pela técnica de colagem indireta em relação à direta, porém, a baixa porcentagem destas quedas indicou a eficácia da técnica de colagem direta de 97,3% ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: In this in vivo study it was investigated the effectiveness of the direct bonding technique compared to indirect one to evaluate the number of bond failures that occurred during orthodontic treatment. One hundred and twenty patients aged 13 to 57 years, of both genders consecutively treated in a private practice in the years 2011 to 2017 with fixed metallic orthodontic appliance were selected and divided into two groups: group A, with 54 individuals in which the brackets were bonded by the direct technique and group B with 66 individuals, in which the brackets were bonded by the indirect technique. The statistical comparison between the two techniques of bracket bonding were based on the total number of bond failures and the time to first bond failure, with each patient being observed for 25 months. The chi-square test was used to compare the survival rates of the brackets bonded with direct and indirect bonding. The log-rank test was used to compare the Kaplan-Meier survival curves of both bonding methods. The Cox regression model was used to evaluate the joint association of the factors of interest on the time to first bond failure. The level of significance of 5% was adopted for decision-making. In the evaluation period of 25 months after the bonding of the brackets in the upper and lower arches, there was a significant difference of 1.6% in the percentage of bracket failure in the indirect bonding technique in relation to the direct one. The low percentages of these failu... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

4

Lopes, Mônica Schäffer. "Avaliação do Esmalte Dentário Após a Descolagem de Brackets Ortodônticos e da Remoção da Resina Remanescente." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12593.

Full text

Abstract:

Submitted by Lucelia Lucena (lucelia.lucena@ufpe.br) on 2015-03-13T18:08:55ZNo. of bitstreams: 2DISSERTAÇÃO MESTRADO MONICA SCHAFFER.pdf: 1718738 bytes, checksum: 96f6f213957ec36cb4878c8cabad2599 (MD5)license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-13T18:08:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2DISSERTAÇÃO MESTRADO MONICA SCHAFFER.pdf: 1718738 bytes, checksum: 96f6f213957ec36cb4878c8cabad2599 (MD5)license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2012-08-08
Objetivos: No presente trabalho foi objetivo avaliar a superfície do esmalte após a descolagem de brackets ortodônticos e remoção da resina remanescente, por meio da técnica da Tomografia por Coerência Óptica (TCO), em 2D e 3D. Materiais e Métodos: Sessenta coroas de incisivos bovinos foram incluídas em resina acrílica, com auxílio de matriz metálica, e em seguida submetidas a polimento manual com lixas d’água com granulações crescentes. A colagem do bracket foi realizada com o sistema TransbondTM XT (3M), e o armazenamento das amostras, em ambiente úmido por 1 semana. No artigo 1, vinte dentes foram divididos (n=10) em grupo A, descolagem com alicate 346/ICE e B, descolagem com pistola 346/Zatty. Foram feitas imagens das amostras em Microscópio Óptico (MO) e TCO 3D, e três avaliadores as classificaram quanto o Índice de Adesivo Remanescente (IAR), que posteriormente foi calculado pelo Teste de Kappa. As imagens em TCO 2D serviram para calcular a espessura do ARI e perda de esmalte. No artigo 2, quarenta dentes foram descolados com alicate 346/ICE e sem seguida divididos (n=10) em G1, remoção da resina remanescente com broca carbide de tungstênio (BCT) 30 laminas em alta rotação + pasta diamantada e disco de feltro/Diamond; G2,Pontas de fibra de vidro em baixa rotação/TDV; G3,Laser Er:YAG 100 mJ/1.00 W e G4,BCT 30 laminas + polimento com discos de óxido de alumínio/Dhpro. Medidas de rugosidade foram tomadas antes e depois da remoção, bem como imagens em TCO 2D,3D e Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Foi usado teste estatítisco ANOVA. Resultados: O MO e TCO 3D apresentaram 0,83% e 0,70% de concordância no teste de Kappa, respectivamente. Através do TCO 2D, observou-se espessura da resina residual após descolagem do bracket, em torno de 164μm (±34 μm). Resultados do IAR mostraram 72,7% em score 3 e 27,3% em score 2 no grupo A; e 55,6% em score 1, 33,3% em score 2 e 11,1% em score 3, no grupo B. G1, G3 e G4 tiverem rugosidades finais similares, diferente do G2 que apresentou aumento significante (p<0.05). Análises da superfície mostraram ranhuras horizontais e verticais no G1 e G4, áreas pontuais de perda mineral no G3. Conclusões: MO e TCO 3D foram considerados satisfatórios para mensurar o IAR. TCO 2D foi preciso para medir a espessura de resina remanescente. O grupo do alicate (A) apresentou fratura predominantemente na interface bracket/adesivo que preserva mais estrutura de esmalte que o grupo da pistola (B) que a fratura ocorreu frequentemente na interface esmalte/adesivo. A remoção da resina remanescente apresenta influencia direta na rugosidade final. Nenhum método de remoção foi considerado perfeito. Laser Er:YAG produziu a maior perda mineral, e a ponta de fibra de vidro não foi capaz de promover um polimento adequado, apresentando a maior rugosidade final. Todos os 3 métodos de avaliação da superfície foram considerados bons para mensurar a perda de esmalte, entretanto, o TCO apresenta a possibilidade de ser aplicada clinicamente.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

5

Martinez, Eduardo Martinez. "Avaliação da resistência de união ao esmalte dental contendo prolongamentos resinosos remanescentes da descolagem de bráquetes ortodônticos após diferentes tratamentos e períodos de tempo." Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia, 2016. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22670.

Full text

Abstract:

Submitted by ROBERTO PAULO CORREIA DE ARAÚJO (ppgorgsistem@ufba.br) on 2017-06-01T14:01:56ZNo. of bitstreams: 1MARTINEZ, Eduardo Martinez.pdf: 1311665 bytes, checksum: 46a799ac812cf6326c55129c7111f891 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-01T14:01:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1MARTINEZ, Eduardo Martinez.pdf: 1311665 bytes, checksum: 46a799ac812cf6326c55129c7111f891 (MD5)
O tratamento odontológico ocorre de maneira multidisciplinar, sendo fundamental a associação entre diferentes especialidades para alcançar a excelência estética e funcional. O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência de união ao esmalte dental, contendo prolongamentos resinosos remanescentes da descolagem de bráquetes ortodônticos, após diferentes tratamentos e períodos de tempo de armazenamento. Sessenta unidades dentais humanas foram divididas aleatoriamente em três grupos, de acordo com o tipo de tratamento: BM (broca multilaminada), BM+J (broca multilaminada seguida de jateamento com óxido de alumínio) e C (controle). Em todos os grupos, os bráquetes ortodônticos foram colados e, posteriormente, descolados. O grupo BM teve a resina remanescente visível removida com broca multilaminada, em baixa rotação, e foi restaurado; o grupo BM+J, além da broca multilaminada, foi submetido ao jateamento do óxido de alumínio antes de ser restaurado. O grupo C, após a descolagem dos bráquetes, não teve a resina remanescente visível removida antes de ser restaurado. Posteriormente, todos os grupos foram restaurados com resina composta e armazenados em: T1 (24 horas) e T2 (30 dias). O tempo T1 (n=30, 10 unidades de cada grupo) permaneceu 24 horas em água destilada a 37oC e o tempo T2 (n=30, 10 unidades de cada grupo), por 30 dias nas mesmas condições. Após o armazenamento, os grupos foram submetidos ao teste mecânico de cisalhamento e os valores de força obtidos foram calculados em MPa. A análise estatística inferencial foi realizada pela ANOVA 2-critérios e para comparações múltiplas entre as médias foi utilizado o teste Tukey. Todas as análises foram realizadas com nível de significância de 5%. De acordo com os resultados encontrados, o grupo C obteve os menores valores de cisalhamento (T1= 8,22 MPa e T2= 8,63 Mpa), seguido pelo grupo BM(T1= 10,42 MPa e T2= 10,72 MPa) e, com os maiores valores, o grupo BM+J ( T1= 14,93 MPa e T2= 15,63 MPa). Pode-se concluir que existem diferenças estatisticamente significativas (p<0,001) entre os tipos de tratamentos pesquisados e que o uso de brocas multilaminadas, associado ao jateamento com óxido de alumínio, aumentou a força de união. O tempo de armazenamento, no entanto, não demonstrou diferença significativa para a mudança dos valores de força (p= 0,08).

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

6

Tavares, Stenyo Wanderley. "Analise in vitro de diferentes metodos da remoção da resina residual no esmalte dentario." [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290107.

Full text

Abstract:

Orientador: Simonides Consani
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-07T04:24:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1Tavares_StenyoWanderley_D.pdf: 4135316 bytes, checksum: 2a1db19579aa0bcb7036ac454b9d537d (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi comparar in vitro diferentes métodos de remoção da resina residual do esmalte dentário, após o descolamento de bráquetes. Cinquenta terceiros molares foram separados em 5 grupos (n=10). Foram fixados bráquetes metálicos com o compósito ortodôntico Transbond XT, após condicionamento do esmalte com ácido fosfórico a 37%. Os corpos-de-prova foram armazenados água à temperatura ambiente, por 24 horas. Após a remoção dos bráquetes com pistola removedora (Orthosource), a resina remanescente foi removida por diferentes tipos de tratamento: grupo I ¿ Jato de óxido de alumínio, grupo II ¿ ponta de carboneto de tungstênio (30 lâminas) em alta rotação; grupo III ¿ ponta de óxido de alumínio (Shofu) em alta rotação, grupo IV ¿ sistema Profin, grupo V ¿ alicate removedor de resina. Depois da remoção da resina foi realizado polimento com pasta de pedra pomes e água em todas as amostras. A avaliação foi realizada antes da colagem, depois da remoção e após o polimento, por meio da análise rugosimétrica de superfície e observação em microscopia eletrônica de varredurra. Os valores de rugosidade foram submetidos à análise de variância a ao teste de Tukey (5%). Os resultados demonstraram que em todas as fases, o alicate removedor de resina foi método que mostrou os melhores resultados. Depois da remoção da resina residual, os métodos com broca de carboneto de tungstênio (30 lâminas) e com ponta de óxido de alumínio mostraram os maiores valores de rugosidade com diferença estatística significante em relação aos demais. O polimento foi importante para o restabelecimento da lisura superficial do esmalte, em todos os métodos de remoção da resina residual
Abstract: The purpose of this study was to compare different in vivo methods of dental enamel residual resin removal after brackets debonding. Fifty third molars were separated in 5 groups of 10 teeth. Metal brackets were fixed with Transbond XT orthodontic composite, after enamel conditioning with 37% phosphoric acid. Specimens were stored in water at room temperature for 24 hours. After brackets debonding with a removal plier (Orthosource), residual resin was removed through different treatment methods: Group I- aluminium oxide blaster, group II ¿ high speed tungsten carbide bur (30 laminae), group V ¿ resin removal plier. After resin elimination it was accomplished pumice and water polishing in all specimens. Evaluation was consummated before bonding, after removal, and also after polishing, trrought roughness surface analysis and scanning electron microscopy observation. Roughness values were submitted to variance analysis and Tukey test (5%). Results showed that the removal method which did not present significant statistical difference in roughness surface enamel values in all treatment methods was resin removal plier. Polishing was important for enamel superficial smoothness recovery in all methods for removal residual resin
Doutorado
Ortodontia
Doutor em Radiologia Odontológica

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

7

Tonetto, Mateus Rodrigues [UNESP]. "Resistência de união, índice de remanescente adesivo e avaliação da presença de esmalte sobre a base de braquetes após descolagem: estudo in vitro." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/115560.

Full text

Abstract:

Made available in DSpace on 2015-03-03T11:52:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-01-31Bitstream added on 2015-03-03T12:07:30Z : No. of bitstreams: 1000806368_20170131.pdf: 301415 bytes, checksum: d5befa6999fc213abc6df3b415c547ce (MD5) Bitstreams deleted on 2017-02-03T10:35:38Z: 000806368_20170131.pdf,. Added 1 bitstream(s) on 2017-02-03T10:36:28Z : No. of bitstreams: 1000806368.pdf: 1361304 bytes, checksum: 376e0f7c264d2cb783ea56336927e782 (MD5)
Este estudo in vitro avaliou a resistência de união e índice de remanescente adesivo (IRA) de um braquete modificado colado com cimento resinoso auto-adesivo, e verificou a presença de substrato de esmalte na base do braquete após a descolagem. Foram selecionados noventa dentes bovinos e distribuidos aleatoriamente (n=15) de acordo com os grupos: G1 – Braquetes metálicos colados com Transbond™ XT; G2 – Braquetes metálicos do sistema APC colados sem procedimento adesivo adicional; G3 - Braquetes metálicos do sistema APC colados com sistema adesivo auto-condicionante; G4 - Braquetes metálicos colados com RelyX U200; G5 – Braquetes modificados (alteração na base do braquete Victory™) colados com Transbond™ XT; G6 - Braquetes modificados colados com RelyX U200. Foi realizado ensaio de resistência ao cisalhamento dos braquetes e após a remoção dos mesmos, o IRA foi observado em lupa estereoscópica (30x) (Carl Zeiss, Brasil) e as bases dos braquetes foram verificadas quanto a presença de resíduos de esmalte dental (Ca) por meio de EDS. Os resultados mostraram que o maior valor médio de resistência ao cisalhamento foi encontrado no grupo 1 (14,33 MPa) e o menor valor médio de resistência ao cisalhamento foi no grupo 4 (2,36 MPa). O IRA foi avaliado e os grupos que utilizaram o ácido fosfórico ou primer autocondicionante (grupos 1, 2, 3 e 5) apresentaram adesivo parcialmente e totalmente aderido ao dente. Quanto ao remanescente adesivo na base do braquete, o EDS identificou substratos de esmalte nos grupos 1 e 3 enquanto nos outros grupos verificou-se apenas remanescente adesivo sobre a base do braquete. Os resultados mostraram que os valores médio de resistência ao cisalhamento encontrados nos grupos de base modificada foram suficientes para suportar o tratamento ortodôntico. Após análise por EDS, concluiu-se que os braquetes modificados mostraram-se livres de fragmentos de esmalte, o que sugere a possível...
This study evaluated the bond strength of an experimental bracket bonded with selfadhesive resin cement, assessed the presence of enamel substrate on the bracket base after debonding and reviewed the possible methods to remove the remnant of enamel surface. Ninety bovine teeth were selected; the roots were sectioned and embedded in acrylic resin. The teeth were randomly assigned (n=15) according to the groups: G1 - metal brackets (Victory™) bonded with total etch adhesive system (Transbond™ XT), G2 - metal brackets APC (APC Plus System) without additional adhesive procedure; G3 - metal brackets APC (APC Plus system) bonded with selfetching adhesive system; G4 - metal brackets (Victory™) bonded with self-adhesive resin cement (RelyX U100); G5 - experimental brackets (modified on the Victory™ bracket basis) bonded with total etch adhesive system (Transbond™ XT); G6 - experimental brackets (modified on the Victory™ bracket basis) bonded with selfadhesive resin cement (RelyX U100) . Shear strength test of brackets was performed and after removal of the brackets, the adhesive remnant index (ARI) was observed in a stereomicroscope (30x) (Carl Zeiss, Brazil) and the bases of brackets were checked for the presence of enamel residues (Ca) by EDS . The results showed that the highest average value of shear strength was found in group 1 (14.33 MPa) and lower mean shear strength was in group 4 (2.36 MPa). Of the remaining adhesive on the bracket base EDS identified enamel substrates in groups 1 and 3, while the other groups there was only remaining adhesive on the bracket base. Therefore the experimental brackets are possible to be used in the future for orthodontics for showing lower risk of damage to the enamel.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

8

Tonetto, Mateus Rodrigues. "Resistência de união, índice de remanescente adesivo e avaliação da presença de esmalte sobre a base de braquetes após descolagem : estudo in vitro /." Araraquara, 2014. http://hdl.handle.net/11449/115560.

Full text

Abstract:

Orientador: Marcelo Ferrarezi de Andrade
Banca: Karina eiras Dela Coleta Pizzol
Banca: Flavia Magnani Bevilacqua
Banca: Andréa Abi Rached Dantas
Banca: Edson Alves de Campos
Resumo: Este estudo in vitro avaliou a resistência de união e índice de remanescente adesivo (IRA) de um braquete modificado colado com cimento resinoso auto-adesivo, e verificou a presença de substrato de esmalte na base do braquete após a descolagem. Foram selecionados noventa dentes bovinos e distribuidos aleatoriamente (n=15) de acordo com os grupos: G1 - Braquetes metálicos colados com Transbond™ XT; G2 - Braquetes metálicos do sistema APC colados sem procedimento adesivo adicional; G3 - Braquetes metálicos do sistema APC colados com sistema adesivo auto-condicionante; G4 - Braquetes metálicos colados com RelyX U200; G5 - Braquetes modificados (alteração na base do braquete Victory™) colados com Transbond™ XT; G6 - Braquetes modificados colados com RelyX U200. Foi realizado ensaio de resistência ao cisalhamento dos braquetes e após a remoção dos mesmos, o IRA foi observado em lupa estereoscópica (30x) (Carl Zeiss, Brasil) e as bases dos braquetes foram verificadas quanto a presença de resíduos de esmalte dental (Ca) por meio de EDS. Os resultados mostraram que o maior valor médio de resistência ao cisalhamento foi encontrado no grupo 1 (14,33 MPa) e o menor valor médio de resistência ao cisalhamento foi no grupo 4 (2,36 MPa). O IRA foi avaliado e os grupos que utilizaram o ácido fosfórico ou primer autocondicionante (grupos 1, 2, 3 e 5) apresentaram adesivo parcialmente e totalmente aderido ao dente. Quanto ao remanescente adesivo na base do braquete, o EDS identificou substratos de esmalte nos grupos 1 e 3 enquanto nos outros grupos verificou-se apenas remanescente adesivo sobre a base do braquete. Os resultados mostraram que os valores médio de resistência ao cisalhamento encontrados nos grupos de base modificada foram suficientes para suportar o tratamento ortodôntico. Após análise por EDS, concluiu-se que os braquetes modificados mostraram-se livres de fragmentos de esmalte, o que sugere a possível...
Abstract:This study evaluated the bond strength of an experimental bracket bonded with selfadhesive resin cement, assessed the presence of enamel substrate on the bracket base after debonding and reviewed the possible methods to remove the remnant of enamel surface. Ninety bovine teeth were selected; the roots were sectioned and embedded in acrylic resin. The teeth were randomly assigned (n=15) according to the groups: G1 - metal brackets (Victory™) bonded with total etch adhesive system (Transbond™ XT), G2 - metal brackets APC (APC Plus System) without additional adhesive procedure; G3 - metal brackets APC (APC Plus system) bonded with selfetching adhesive system; G4 - metal brackets (Victory™) bonded with self-adhesive resin cement (RelyX U100); G5 - experimental brackets (modified on the Victory™ bracket basis) bonded with total etch adhesive system (Transbond™ XT); G6 - experimental brackets (modified on the Victory™ bracket basis) bonded with selfadhesive resin cement (RelyX U100) . Shear strength test of brackets was performed and after removal of the brackets, the adhesive remnant index (ARI) was observed in a stereomicroscope (30x) (Carl Zeiss, Brazil) and the bases of brackets were checked for the presence of enamel residues (Ca) by EDS . The results showed that the highest average value of shear strength was found in group 1 (14.33 MPa) and lower mean shear strength was in group 4 (2.36 MPa). Of the remaining adhesive on the bracket base EDS identified enamel substrates in groups 1 and 3, while the other groups there was only remaining adhesive on the bracket base. Therefore the experimental brackets are possible to be used in the future for orthodontics for showing lower risk of damage to the enamel.
Doutor

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

9

Macri, Rodrigo Teixeira. "Laser de CO2 como auxiliar na remoção de bráquetes estéticos cerâmicos." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/58/58135/tde-23052012-150900/.

Full text

Abstract:

Este estudo avaliou a eficiência do uso do laser de CO2 com comprimento de onda de 10,6 m como auxiliar na remoção de bráquetes estéticos cerâmicos. Para este estudo foram utilizados 105 pré-molares inferiores humanos recentemente extraídos, que receberam irradiações com laser de CO2 antes da descolagem dos bráquetes. Na primeira fase deste estudo, o objetivo foi mensurar e comparar a temperatura no compósito de colagem do bráquete e na câmara pulpar após aplicação do laser de CO2 , para observar a segurança para o esmalte, bem como se a temperatura era suficiente para fragilizar o compósito, facilitando a remoção do bráquete. Nesta etapa foram utilizados 30 pré-molares inferiores recentemente extraídos, sendo que cada um recebeu 4 irradiações com diferentes protocolos de maneira aleatória. Foram testados 12 diferentes protocolos variando o tempo de irradiação (3 e 5s), a duração do pulso (0,01 e 0,03s) e a potência (5, 8 e 10W). Cada protocolo foi utilizado por 10 vezes (n=10), totalizando 120 irradiações. Em todas as irradiações os corpos-de-prova foram imersos em banho térmico com água a 37º C. Foram encontrados 4 protocolos cuja variação da temperatura na polpa foi menor que 5,5º C, portanto compatível com a saúde da polpa. Na segunda etapa do estudo, o objetivo foi avaliar a resistência ao cisalhamento após a aplicação do laser utilizando os protocolos cuja temperatura na polpa não fosse superior a 5,5º C. Setenta e cinco pré-molares inferiores humanos foram divididos em 5 grupos, dos quais um não foi submetido à irradiação, sendo considerado Controle (C). Nos 4 grupos restantes, irradiações foram realizadas como descrito a seguir: Grupo I (potência 5W; tempo de pulso 0,01s; tempo de aplicação 3s), Grupo II (5W; 0,03s e 3s), Grupo III (8W; 0,01s e 3s) e Grupo IV (10W; 0,01s e 3s). Cada grupo foi formado por 15 corpos-de-prova (n=15). Após a descolagem do bráquete foi avaliado o Índice de Remanescente Adesivo (IRA). Após as mensurações e aplicação da Análise de Variância (ANOVA) e do teste de Tukey foi constatado que o único grupo que apresentou diminuição na força de remoção foi o IV (7,33 MPa) em relação ao grupo C (10,81 MPa) sendo assim considerado seguro e eficaz na diminuição da resistência do compósito.
This study evaluates the efficacy CO2 10,6 m laser-assisted debonding esthetic ceramic brackets. For this purpose it was used 105 recently extracted lower human premolars that were irradiated with CO2 laser before debonding. In the first phase, the objectives were to measure and compare the temperature in composite for bracket bonding and at the pulp chamber after CO2 laser irradiation, to observe the safety for enamel, as well the temperature was enough to softening the composite, making debonding bracket easier. In this part it was used 30 lower premolar recently extracted, and each one received 4 irradiations with different protocols, randomly choose. It was tested 12 different protocols varying time of irradiation (3 and 5s), pulse duration (0,01s e 0,03s) and power (5, 8 and 10W). Each protocol was repeated for 10 times (n=10), resulting 120 irradiations. In every irradiation the teeth tested were immerse in warm water bath at 37o C. It was found 4 protocols with pulp temperature lower than 5,5º C, so this is compatible with pulp health. In the second phase of this study, the objective was to evaluate the shear bond strength after laser irradiation, using the protocols with pulp chamber temperatures lower than 5,5º C. Seventy-five lower human premolars was shared in 5 groups. One group did not receive laser irradiation and considered Control (C) and the other groups the irradiation was made as it follows: Group I (power density 5W; pulse duration 0,01s; irradiation time 3s), Group II (5W; 0,03s, 3s), Group III (8W; 0,01s; 3s) and Group IV (10W; 0,01s; 3s). After results ANOVA and Tukey tests were made. Group IV presented lowering in SBS force (7,33 MPa) when compared with C (10,81MPa). This protocol was founded as a safe and efficient in softening composite layer.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

10

Matos, Pedro Miguel dos Santos. "Força de adesão de brackets ortodônticos recolados : comparação de diferentes métodos de preparação da base do bracket." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/30532.

Full text

Abstract:

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
Objetivo: Comparar três métodos de preparação da base de brackets para posterior recolagem e avaliação da sua aplicabilidade clínicaMateriais e métodos: Foram utilizados 45 dentes pré-molares humanos em estado hígido, aos quais foram colados brackets ortodônticos pré-molares Victory SeriesTM (3M Unitek), utilizando o sistema adesivo TransbondTMXT (3M, Unitek). Após uma colagem e descolagem iniciais, os dentes foram aleatoriamente subdivididos em 3 grupos de 15 dentes e foram submetidos a 3 tipos de técnica de reciclagem: no Grupo A os brackets foram limpos com jato de óxido de alumínio; no Grupo B1 os brackets foram limpos superficialmente com pedra verde; no Grupo B2 os brackets foram limpos totalmente, até ser visível a malha com pedra verde. Os brackets foram recolados e submetidos a testes de força de adesão por cisalhamento, à velocidade de 1mm/min. O local da falha de adesão foi caracterizado através do Índice de Remanescente Adesivo (IRA). Na análise estatística foram utilizados os testes ANOVA One-way e Kruskal-Wallis (p ≤ 0,05).Resultados: As forças médias de adesão obtidas foram de 11,75 ± 4,83 Mpa, 8,22± 4,01 Mpa e 7,54 ± 2,85 Mpa, respetivamente para o Grupo A, B1 e B2,. Não foramregistadas diferenças estatisticamente significativas entre os Grupos A - B1 (p=0,051) eentre os Grupos B1 - B2 (p=0,885). Contudo, foram identificadas diferençasestatisticamente significativas quando comparados o Grupo A com o B2 (p= 0,016).Quanto ao IRA, foram registadas diferenças estatisticamente significativas entre osGrupos A - B2 e B1 - B2 (p<0,001), não se identificando diferenças estatisticamentesignificativas entre os Grupos A- B1 (p=0,068). Os Grupos A e B1 obtiverampredominantemente pontuações de 2 e 1 (99% e 86,7%, respetivamente). No Grupo B2,foi atribuída com maior prevalência a pontuação de 3 (73,3%).Conclusão: A reciclagem com jato de óxido de alumínio demonstrou ser a técnicacapaz de proporcionar maior força de adesão, seguida pela abrasão superficial com pedra verde. A abrasão total com pedra verde foi a técnica que levou a forças de adesão mais baixas. Quanto ao IRA, nos Grupos A e B1, as falhas foram predominantemente do tipo misto. No Grupo B2, o tipo de falha mais prevalente foi na interface adesivo-bracket.
Aim: To compare three bracket base conditioning methods for posterior rebonding and evaluate their clinical applicability.Materials and Methods: 45 healthy human bicuspids were used, to which werebonded the Victory Series (3M Unitek) orthodontic bicuspid brackets withTransbondTMXT (3M, Unitek). After an initial bonding and debondig, teeth wererandomly divided into 3 groups of 15 teeth. Brackets were then subjected to one of 3recycling techniques: In Group A, brackets were prepared with an aluminum oxide microblaster; in Group B1, brackets were superficially cleaned using a green stone bur; in Group B2, brackets were fully cleaned, until mesh was visible using a green stone bur. Brackets were rebonded and were then subjected to a shear bond strength test, at a crosshead speed of 1mm/min. The site of bonding failure was characterized using the Adhesive Remnant Index (ARI). One-way ANOVA and Kruskal-Wallis test were applied for the statistical analysis.Results: The average bond strengths registered were 11,75 ± 4,83 Mpa, 8,22 ±4,01 Mpa and 7,54 ± 2,85 Mpa, respectively for Group A, B1 and B2. No statisticallysignificant differences were reported between Groups A – B1 (p=0,051) and Groups B1 -B2 (p=0,885). However, a statistically significant difference was identified whencomparing Groups A and B2 (p= 0,016). As for the ARI, statistically significantdifferences were reported between Groups A – B2 and B1 – B2 (p<0,001), on the contrary, no statistically significant differences were registered between Groups A- B1 (p=0,068). Groups A and B1 were predominantly scored with 2 and 1 (99% e 86,7%, respectively). In Group B2, the most predominantly score was 3 (73,3%).Conclusion: Recycling with aluminum oxide micro blaster attained the highestbond strength, followed by superficially cleansing with green stone bur. Total cleansingwith green stone bur showed the lowest average bond strength. As for ARI, in Groups Aand B1 the failures were predominantly of a mixed type. Group B2 showed mostlyadhesive-bracket interface type failures.

APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography
Bibliographies: 'Descolagem ortodôntica' – Grafiati (2024)
Top Articles
‘Sjećanje na uništenje Hrama’: Godišnji povod za upad Jevreja u džamiju Al-Aqsa
Grecy jedzą to do wszystkiego. Cieszą się dobrym zdrowiem i długo żyją
فیلم رهگیر دوبله فارسی بدون سانسور نماشا
Part time Jobs in El Paso; Texas that pay $15, $25, $30, $40, $50, $60 an hour online
Weeminuche Smoke Signal
Coverage of the introduction of the Water (Special Measures) Bill
Kokichi's Day At The Zoo
Bucks County Job Requisitions
Acts 16 Nkjv
Teamexpress Login
Craigslist In Fredericksburg
Decaying Brackenhide Blanket
House Share: What we learned living with strangers
83600 Block Of 11Th Street East Palmdale Ca
3472542504
Diablo 3 Metascore
Walthampatch
Belle Delphine Boobs
Tcu Jaggaer
Illinois Gun Shows 2022
Navy Female Prt Standards 30 34
Video shows two planes collide while taxiing at airport | CNN
How To Cancel Goodnotes Subscription
PCM.daily - Discussion Forum: Classique du Grand Duché
Reser Funeral Home Obituaries
Craigslist Panama City Beach Fl Pets
Makemv Splunk
Cal State Fullerton Titan Online
Craigs List Jax Fl
Elanco Rebates.com 2022
Ryujinx Firmware 15
Deepwoken: Best Attunement Tier List - Item Level Gaming
Parent Management Training (PMT) Worksheet | HappierTHERAPY
Att U Verse Outage Map
Solarmovie Ma
Nicole Wallace Mother Of Pearl Necklace
The Ride | Rotten Tomatoes
67-72 Chevy Truck Parts Craigslist
T&J Agnes Theaters
The Boogeyman Showtimes Near Surf Cinemas
Msnl Seeds
About :: Town Of Saugerties
Tiny Pains When Giving Blood Nyt Crossword
Sunrise Garden Beach Resort - Select Hurghada günstig buchen | billareisen.at
Sam's Club Gas Prices Deptford Nj
Sukihana Backshots
Best GoMovies Alternatives
Umd Men's Basketball Duluth
Lyons Hr Prism Login
Spongebob Meme Pic
Autozone Battery Hold Down
Best brow shaping and sculpting specialists near me in Toronto | Fresha
Latest Posts
Article information

Author: Dean Jakubowski Ret

Last Updated:

Views: 6056

Rating: 5 / 5 (70 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: Dean Jakubowski Ret

Birthday: 1996-05-10

Address: Apt. 425 4346 Santiago Islands, Shariside, AK 38830-1874

Phone: +96313309894162

Job: Legacy Sales Designer

Hobby: Baseball, Wood carving, Candle making, Jigsaw puzzles, Lacemaking, Parkour, Drawing

Introduction: My name is Dean Jakubowski Ret, I am a enthusiastic, friendly, homely, handsome, zealous, brainy, elegant person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.